terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Ex técnico do Linhares foi autor do projeto Sport Club Bebedouro no campeonato amador de Linhares.(Parte 02)

No dia 14 de setembro de 2003, o Sport Club Bebedouro fez a sua estreia no campeonato e conseguiu a sua primeira vitória. Foi um jogo muito importante, pois a vitória trouxe a motivação dos jogadores para prosseguir no campeonato de forma positiva. Lembro, que muitas pessoas que torciam contra, e diziam que o SPORT CLUB BEBEDOURO, iria levar uma goleada, inclusive foram acompanhar o jogo. Mas saíram decepcionados, pois o time venceu a partida por 2x1. Esse jogo foi contra a equipe do COMERCIAL DE REGENCIA.
Nessa história, não posso deixar de mencionar, quem foi o jogador autor do primeiro gol da partida, pois o gol significou muito para o grupo. Numa bola jogada para dentro da área do Comercial, a defesa deu um chutão tirando a bola da área, mas a bola sobrou para ninguém menos do que o jovem talentoso e audacioso que foi o maior responsável pelo time está no campeonato. Ele fez um golaço de fora da área, que deu tranquilidade para o time iniciar bem o campeonato e consequentemente fazer 2x0.
Mas quem é esse jovem autor do projeto do time disputar o campeonato e que fez esse golaço? Tudo que falei na parte 01, quando afirmei que esse jovem tinha  traços de um líder, pois era uma pessoa determinada, audaciosa e capaz de passar  por cima de qualquer barreira para alcançar os seus objetivos. Você vai concordar comigo ao revelar o nome dele agora. Estou falando de Wildson dos Anjos, ele que teve uma trajetória muito boa dentro do SPORT CLUB BEBEDOURO, e foi dele a ideia de colocar o time no campeonato e contou com a participação do amigo Edésio, e juntos com outros membros colocaram em prática esse projeto.
Bom, mas eu não vou ficar falando de Wildson dos Anjos, pois em breve iremos fazer uma matéria sobre ele, onde vamos destacar a sua trajetória no futebol amador, até chegar ao cargo de técnico do Linhares. Pois ele não foi apenas um jogador que deu muitas alegrias ao SPORT CLUB BEBEDOURO, ele jogou em várias equipes de Linhares e tem uma história de vida muito bonita e que merece ser contada e que mostra o quanto és vencedor.
Depois de vencer o Comercial de Regência, a equipe estava motivada, e quem pagou o preço por essa motivação foi a equipe da INTER DE LIMEIRA que levou uma goleada de 5x1. Esse resultado, dava uma margem de segurança para o Sport Club Bebedouro, jogar o próximo jogo e poder perder por até três gols de diferença que se classificaria para a próxima fase.
A vitória por 5x1, era para ser um fator muito bom para o próximo jogo, mas não foi. Alguns jogadores colocaram na cabeça a vantagem de poder “perder o próximo jogo por até três gols”, e dessa forma, deixaram de lado o comprometimento com o time dentro e fora de campo.
Lembro-me, que nesse dia quando a comissão técnica chegou pela manhã, no local onde todos os atletas deveriam está para pegar a condução para ir enfrentar o time da DELARI, só tinha dois jogadores. Isso foi preocupante, pois a direção teve que ir buscar alguns atletas em suas casas. E o pior de tudo, dois jogadores passaram a madrugada bebendo, e isso incluía o capitão do time que deveria ser a primeira pessoa a da exemplo.
“E como não tem nada que está ruim que não possa piorar”, o técnico do time não pode ir ao jogo, pois teve que visitar um familiar que estava doente no estado da BAHIA.
Nesse caso, sobrou para o Edésio, que tentou repetir os mesmos jogadores que sempre era os titulares, e isso incluía os jogadores “da madruga”. O time começou bem, fez 1x0 e não demorou muito para tomar a virada de 2x1 da Delari e levar um sufoco durante toda a partida, e o reflexo dos jogadores da noitada era visível. O time chegou ao ponto de quase perder classificação, devido à combinação de alguns resultados de jogos que estavam acontecendo. Mesmo com a derrota por 2x1 a equipe se classificou. Essa parte relata, uma série de erros que o Sport Club Bebedouro cometeu, tanto por parte de alguns jogadores, quanto por pater do Edésio, que não deveria te escalado os jogadores “da noitada”. Quando perguntado ao Edésio, o porquê que ele escalou jogadores que passaram a madrugada bebendo ele Respondeu; “errei com medo de cometer um erro maior”, ele se referia a qualidade dos reservas que estavam à disposição, que na visão dele não passavam confiança para serem escalados.

Depois do jogo contra a Delari, o time tentou se acertar, e resgatar o comprometimento e a motivação, mais já era tarde demais. Enfrentou no jogo seguinte, a equipe do NOVO HORIZONTINO, um time com os objetivos bem definidos e com qualidades técnicas melhores. E não foi surpresa, o SPORT CLUB BEBEDOURO encerrou a sua participação no campeonato nesse jogo, onde perdeu por 3x0.
Esse campeonato trouxe muito aprendizado para todo o grupo de jogadores, que comprometimento dentro e fora de campo se faz necessário quando se tem um objetivo a cumprir. E vantagens de poder perde por 3x0, pode se torna uma desvantagem quando “você está disposto a perde”, quando se tem atitudes erradas.
Para a comissão técnica também ficou uma mensagem, que quando não se confia na qualidade de determinados atletas, não se deve integrá-los ao grupo, muito menos levar para um campeonato.
 A pós a precoce eliminação do campeonato, a direção na pessoa do Edésio, avaliou todos os erros e acertos que cometeu durante a competição, e elaborou um novo projeto para 2004.E muitas mudanças aconteceram, e uma das principais foi retirar todos os jogadores que...??
A sequência dessa história você conferi na parte 03, quando foi montado o time de 2004.

Um comentário:

wild disse...

Parabéns Edésio, pela parte 02 da história do Sport Club Bebedouro. Ficou muito bom, e me fez re-lembrar o nosso esforço para ter uma equipe que honrasse o nosso Bairro. Abraço

Postar um comentário

Amigos do futebol agradece seu comentário!

EM DESTAQUE NO BLOG

É tricampeão! Reds faz 2x0, mas Azulão empata ainda no primeiro tempo e se consagra como tricampeão com vitória de virada por 5x3!

Azulão se consagra como tricampeão 2017,  em 3 anos seguidos! Terminou agora pouco, mais um jogão de bola entre os Amigos do futebol....