sexta-feira, 25 de novembro de 2016

"Filhos e filhas de Deus, criados por mãe de coração". Uma história real, vivida por alguém especial!

Difícil descrever alguém de tantas qualidades, eu diria de forma bem resumida; Uma mãe carinhosa, amiga, conselheira e acima de tudo, uma grande batalhadora. Alguém que se dedicou em grande parte de sua vida, para proporcionar aos outros, as possibilidades de realizar sonhos, e ao mesmo tempo, ajudar aos pais a conduzirem seus filhos no caminho do bem. Sua missão nesse período, fez com que várias vezes colocasse sua vida particular em segundo plano. Tudo isso, para se dedicar quase exclusivamente em pró da vida de meninos e meninas de idades entre 9 a 18 anos. Uma mãe de sangue de dois filhos e mãe de coração de todos que viviam ao seu lado, e que na ocasião, lhe chamavam carinhosamente de Tia!
Falo de uma guerreira, que usou o futebol como principal ferramenta para cumprir um dos grandes projetos de Deus em sua vida, tendo maior envolvimento com o futebol masculino, apesar de ter trabalhado em certo período com o futebol feminino. Lembro-me, que o esporte no bairro estava meio que esquecido pela gestão pública do município, onde não se investia em áreas de lazer e projetos sociais. E com isso, um mundo de opções ruins ficavam a disposição de nossos meninos. Foi nesse momento, que Deus preparou uma mulher guerreira, corajosa e determinada, que enxergou um mundo de grandes possibilidades para esses "meninos", e por eles resolveu batalhar. Mostrou que era possível, sonhar e que sonhos poderiam se realizados e que a diversão e felicidades, seriam algo garantido em meio as grandes lutas da vida!
Mesmo não tendo apoio e recursos de ninguém, essa guerreira embarcou em sua missão e lutou para conseguir realizar sonhos e ao mesmo tempo, cuidava dos "meninos", como se fossem de sua família, onde não faltava um abraço amigo e uma palavra de conforto. E às vezes, até mesmo um colo para chorar em meio a angustia que alguns meninos passavam, e que buscavam amparo em seus braços. Foram vários momentos em que ela deixou de cuidar de si, para vê um sorriso brilhar no rosto de uma "criança". Não estou exagerando, essa guerreira dedicou anos de sua vida, para que vários "meninos" do bairro Bebedouro e região se tornassem jovens e pessoas de bem. E como uma boa mãe que sabe cuidar de seus filhos, quando foi preciso, teve que distribuir alguns "puxões de orelhas". Lembro-me, que ela costumava ouvi e depois fazia um silêncio, aí, já podiam esperar que ela com sua sabedoria, iria dá uma "surra de conselhos". Uma mulher sábia, que parecia conhecer o "interior" de cada menino, e seus conselhos surtiam efeitos na vida deles!
Os sonhos dos meninos estavam cada vez mais vivos em suas mentes, eles queriam se tornar um jogador profissional, e, essa guerreira não media esforços para ajuda-los, e com isso, os sonhos seguiam sempre presente nos momentos em que se divertiam jogando bola.
Meninos que sonhavam em jogar em um grande clube e quem sabe ganhar muito dinheiro, mas que realizavam outro grande sonho paralelo ao deles. Pois essa guerreira, tinha outro projeto de vida maior para eles. Ela queria vê, os sonhos deles sendo realizados, mas acima de tudo, queria ajuda-los a trilhar sempre no caminho do bem e mantê-los afastados do mundo das drogas e da criminalidade. Ou seja, queria ajudar a comunidade a formar homens e mulheres de bem! . "Queria vê-los crianças e também adultos"!
Estou falando de Ana Maria dos Santos, a tia Ana, a Aninha, Anita ou qualquer nome carinhoso  que você queira chama-la. Onde seu maior  projeto de vida naquele momento, era trabalhar  em pró da formação dos futuros jovens e homens, mas, que em momento algum, deixou de acreditar nos sonho dos "meninos" e fez o que pode, para ajuda-los. Ela sabia o que precisava fazer, para manter os sonhos vivos daqueles garotos e transformar em realidade. Foi então, que resolveu montar uma escolinha de futebol, onde não cobrava mensalidades de nenhum menino, apenas exigia, que eles estudassem e tivessem bons comportamentos. A escolinha poderia até ser uma oportunidade de ganhar dinheiro, mas esse não era o objetivo da Tia Ana. Ela não buscava um meio de ganhar dinheiro e sim possibilidade de realizar sonhos e concluir sua missão! Seus esforços não pararam por aí, enviou vários meninos para fazerem testes em clubes do Rio de Janeiro. Onde alguns garotos, tiveram tudo para da certo e não aproveitaram as oportunidades, outros porque não conseguiram ficar longe das famílias. Alguns porque não tiveram seus talentos reconhecidos nos clubes onde fizeram os testes, e outros porque as famílias não tiveram condições financeiras para bancar as estadias fora da cidade de origem.
Mesmo com tantos esforços para ajudar os meninos a realizar seus sonhos, e com um projeto social sem custos para a comunidade, ela não ficou isenta de criticas. Sofria muitas criticas de todos os lados e principalmente, de gente que não ajudavam ela em nada. Pessoas que tentavam desencorajá-la, e matar os sonhos dos meninos. Porém, essas pessoas se esbarravam em uma mulher muito forte, e convicta do que estava lutando. E assim, não tinham forças para desmotiva-la com suas críticas negativas. Seguia firme, determinada e sem desanimar com Deus no controle! O trabalho da tia Ana, foi o melhor que eu vi em Bebedouro, nunca tinha visto uma pessoa se doar tanto em pró da felicidade dos outros, sem receber nada em troca. Lembro-me, que um dia, ela levou os meninos para participar de um torneio, em um campo chamado Timbuibão. Após o término do torneio, ela se viu em apenas três pessoas! E nesse dia, até mesmo pessoas que ela sequer imaginava que a deixariam algum dia sozinha, o deixaram! Com certeza, um dos maiores testes de resiliência que ela já passou! Tinha muita coisa para carregar, e teve que caminhar alguns quilômetros a pé, com as bagagens pesadas. Nesse dia, eu vi a tristeza em seu olhar, e acho que foi a primeira vez que ela deixou transparecer seus sentimentos! Talvez, em seus pensamentos, ela, se perguntasse pela primeira vez; será que tudo isso valerá a pena algum dia??
Determinada e fortalecida emocionalmente ela seguiu sua caminhada em frente. Continuou acreditando em seus sonhos e mantendo os sonhos vivos dos meninos, e mostrou que tinha resiliência para superar as adversidades da vida e seguir adiante em sua missão! Uma força emocional que vinha do grande amor que ela sempre teve por esses meninos! Afinal, essa guerreira sempre foi muito amada por eles, onde sua casa era um verdadeiro lar para todos. E a diversão, ia além do futebol, se divertiam jogando dominós, baralhos, damas, e, era um bom lugar para prosear e ouvi os bons conselhos da tia Ana. Um lar, onde em meio a lágrimas e muitos sorrisos se construíram grandes amizades verdadeiras, e que duram até os dias hoje! 
Hoje, a tia Ana, não os vê os meninos e meninas com a mesma frequência, pois o tempo passou, eles cresceram, e, ela se mudou de Bebedouro para o Rio de Janeiro. E os momentos de encontros, acontecem quando ela vem em Linhares visitar a família de origem. E aproveita para matar a saudade de seus filhos e filhas do coração, que a recebem com muito carinho e amor! 
Tia Ana, cumpriu sua missão como muito êxito enquanto esteve presente na vida desses meninos. Onde muitas coisas boas aconteceram na vida deles, e, em especial na sua vida, pois se sentia uma mulher realizada. Ela foi um grande “começo” na vida de vários garotos, que possibilitaram muitas realizações. 
Entre as grandes realizações, cito a história real de dois meninos, que ela esteve ao lado e batalhou para que um dia o sonho deles, se tornassem realidade no futebol. Mas tarde, quando a tia Ana já tinha parado de mexer com o futebol, um desses meninos, se tornou jogador profissional, foi campeão pelo Linhares em 2007, sendo autor do gol do título. Trata-se do zagueiro Diego Martim. O outro menino, que tinha tanto talento como jogador, não se tornou jogador profissional. Ele se tornou Técnico de futebol profissional, e por "ironia" do destino, foi técnico do Linhares em 2011. E levou o Linhares afinal do campeonato, e na ocasião, ele comandou seu amigo Diego Martim, e conquistaram juntos o vice-campeonato estadual! Seu nome; Widson dos Anjos.
Posso afirmar, que essa grande guerreira plantou a semente, e a arvore deu muitos frutos, e tenho a certeza, que ela é uma das grandes responsáveis por diversas “colheitas" nos dias de hoje.  Pois sonhos foram realizados e homens de bens foram formados, e hoje, vários deles são chefes de famílias. Sua contribuição foi de grande importância na vida deles, e ao mesmo tempo, de um valor inestimável para a comunidade de Bebedouro, ao prestar um grande serviço social gratuito! Ana guerreira, mulher de força e coragem, sua história não se descreve apenas com esse texto, mas se resume aqui, um pouquinho de sua trajetória de vida, na luta para realizar sonhos. Um ser humano de tamanha grandeza, incrível e especial, que fez a diferença na vida de muitas pessoas.
És uma grande campeã, e um exemplo de perseverança e fé nas coisas que se buscam!
Meu muito obrigado, Tia Ana, Aninha, Anita. Mulher brasileira, guerreira, batalhadora, nascida no dia do trabalho! Deus cumpriu na sua vida um dos propósitos DELE e um grande projeto foi realizado. Você foi escolhida de forma honrosa por Deus, para cuidar dos filhinhos DELE. Ele sempre conheceu seu coração e sabia que estava preparada para essa missão. Onde ajudaste famílias a preparar seus filhos para a vida adulta no caminho do bem.  És com todos os méritos, uma grande vencedora, seu passado ficou escrito uma história muito bonita e no presente, a história é contada com muito orgulho por aqueles que tiveram o privilégio de conviver ao seu lado. E que se orgulham de ter feito parte, desse grande projeto de Deus, onde tu estiveste à frente! 
Meninos e meninas, filhos de Deus, que um dia tu cuidaste como filhos do coração, hoje tu pode vê-los adultos, seu sonho foi realizado!! E como forma de agradecimento por tudo que fez por nós, e reconhecimento pelo grande ser humano que você é, fica aqui nossa homenagem  através dos Amigos do futebol!

Como muito carinho e gratidão;
"filhos e filhas de Deus"!

4 comentários:

Unknown disse...

oque me deixa feliz, e q muitos sao amigos ate hoje!

Unknown disse...

parabens pelo trabalho Edesio!

Unknown disse...

Ana merece tudo de bom, tinha um time de meninas também eu já joguei no time de Ana, como a gente chamava.

Unknown disse...

Caramba temos sempre que agradecer,Primeiramente Deus depois essas pessoas que tirava seu tempo sem receber nada para nos fazer feliz muito abrigado, Wilson e Adriano. e Edesio claro por posta essas fotos nos fazer relembrar desses momentos

Postar um comentário

Amigos do futebol agradece seu comentário!

EM DESTAQUE NO BLOG

É tricampeão! Reds faz 2x0, mas Azulão empata ainda no primeiro tempo e se consagra como tricampeão com vitória de virada por 5x3!

Azulão se consagra como tricampeão 2017,  em 3 anos seguidos! Terminou agora pouco, mais um jogão de bola entre os Amigos do futebol....