segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Vasquinho inesquecível, os pioneiros do futebol, seleção do TRI e o furacão da copa! História de sucesso nos anos 70, dedicada ao grande jogador Zezé!

Em 1970 o Brasil se consagrou como tri campeão mundial. Num ano, em que Jairzinho, Tostão, Pelé, Carlos Alberto Torres e companhia fizeram parte de uma seleção que foi considerada por muitos desportistas, a melhor seleção brasileira de todos os tempos. Você deve está se perguntando, o que isso tem haver com os pioneiros do futebol de Bebedouro?
Zezé lutava contra um câncer e faleceu. 
Se tem alguma coisa haver ou não, é questão de como cada um vê as coisas e de opinião, que podem ser vistas de formas diferentes por outras pessoas, e cabe ao autor desse texto respeitar. Aqui presto uma homenagem ao Vasquinho de Bebedouro, que foram os pioneiros do futebol em nosso bairro e aproveito para prestar uma homenagem ao furacão da copa Jairzinho. E dedico essa matéria ao grande jogador Zezé, que foi um dos pioneiros do futebol em Bebedouro. Uma grande pessoa e um grande contribuidor para que fosse possível a edição dessa matéria. Infelizmente, Zezé veio a falecer nesse dia 15/12/2016 e não pode vê a reedição dessa matéria. Zezé que era morador antigo do bairro, conhecido como Zezé Alagoano, lutava contra um câncer. Ele fez uma cirurgia, passou por todo o processo de recuperação, iniciou tratamento de radioterapia e quimioterapia, porém teve que se internar e veio a falecer. Essa postagem, foi escrita pela primeira vez em 12/12/2012 e a ideia era fazer uma nova reedição com novas fotos e uma nova escrita e inclusive inserir a foto atual de ZeZé. Aqui fica a solidariedade do blog e sentimentos a toda família Ferreira da Silva e dedicamos essa postagem ao ilustre jogador Zezé, que também era um exemplo  de pessoa e deixou um legado muito bonito para a sua família.
Faço algumas comparações e busco semelhanças com a copa de 70 entre os jogadores da seleção do tri mundial e com os craques da bola do vasquinho. E enalteço o craque Jairzinho um dos heróis da conquista do Tri de 70, junto com o capita Carlos Alberto Torres, que também veio falecer nesse ano e deixou uma história muito bonita escrita no futebol.
Nesse mesmo ano, o furacão da copa Jairzinho foi artilheiro e inclusive marcou gols em todos os jogos. Paralelo ao momento glorioso da seleção brasileira e do grande jogador Jairzinho, existia outro time de craques que escreviam a sua História no futebol amador de Linhares.Tudo bem que esse time não tinham jogadores de nomes conhecido como; Felix, Tostão, Clodoaldo, Gerson, Rivelino, Pelé e nem o capita Carlos Alberto torres. Mas eles tinham craques como Jota Jota, Tizil, Manoel, Josias, Airton, Zezé e Zélito. Era um time de craques do futebol amador muito venerado pela torcida. Aqui cito apenas alguns nomes, mas os leitores podem verificar os nomes de todos os craques nas fotos em anexo.
Talvez o caro leitor deve está se perguntando, como que alguém pode afirmar e fazer tal comparação, que nem sequer viu Tostão e Gerson jogar? Do mesmo jeito, que a historia é contada pelos nossos pais, que a seleção de 70, era uma das melhores que já existiu, eles também nos contaram sobre os nossos pioneiros no futebol e eu acreditei. Do mesmo jeito que acreditei quando falaram que Pelé fez 1.352 gols, pois eu não assistir a nenhum jogo.
Na década de 70, a maioria dos jogadores, se orgulhavam em vestir a camisa da seleção e jogavam com amor o futebol. Não tinham esses super salários de hoje e tinham identidades com seus clubes. Isso explica, o porquê que a seleção foi considerada por muitos a melhor de todos os tempos e porque tinha tantos jogadores talentosos nessa década. Hoje no futebol atual do Brasil, é muito difícil encontrar jogadores que tenham identidade nos clubes. Jogadores trocam de times “igual trocam de roupas”. O dinheiro fala mais alto e depois vem o futebol, que muitas vezes é praticado sem qualidade técnica, pois o talento com a habilidade tem sido substituído pelo preparo fisco do atleta. A genialidade ainda é vista, mas não como antes, pois o futebol ficou mais veloz e de resistência. E o pior de tudo, é que a nova geração, não viu os grandes craques do Brasil jogarem e consideram jogadores medianos como craques.
Na seleção canarinho de 70, podia perceber que os jogadores tinham respeito pelo torcedor e jogavam com amor o futebol. O que dizer dos nossos pioneiros do futebol? Eles praticavam um futebol conhecido como futebol amador, que simboliza amor pelo que faz. Não é fácil para mim, falar e escrever sobre os pioneiros do futebol em Bebedouro. Os relatos citados aqui, são informações de terceiros. Eu sequer havia nascido, e assim como não vi Jairzinho fazer 9 gols na copa de 70, também não vi os nossos craques jogando nessa mesma década. Mas, teve muita gente que viu, e contam até hoje, as histórias para seus filhos, netos, e também para os amigos da comunidade.
Lembro, que muitas vezes quando alguém falava que “fulano jogava bola", ficava difícil até de acreditar e mais ainda quando eles falavam que os caras eram craques. Eu perguntava; quem? Aquele senhor? Está brincando, duvido que esses caras jogaram bola algum dia, olha o perfil deles (e ria). Pessoas como seu Zezé Alagoano muito conhecido em Bebedouro, jogou nesse time. Eu nunca imaginei que um dia ele tivesse jogado bola, mas jogou, e segundo informações, era um excelente jogador.
Muitas vezes, duvidamos das historias de vidas de outras pessoas, porque esquecemos que cada um teve seu tempo, e que ninguém consegue acompanhar o tempo. E assim, só resta fazer parte da história. Ainda bem, que esses homens entraram para a história com um passado glorioso no futebol, que marcou o  início de um ciclo no futebol de Bebedouro. E por coincidência, no mesmo ano, em que Jairzinho brilhou e levou a seleção a ser tri campeã do mundo. Não é de se admirar, que pessoas duvidem das histórias de vida dos pioneiros do futebol. Se até mesmo, o rei Pelé respeitado no mundo inteiro, é questionado por algumas pessoas, que não aceitam ele como rei do futebol. E tem gente que ainda duvidam das quantidades de gols que ele fez, mesmo estando registrado em milhares de documentos. Quem dirá nossos craques, que só foram vistos jogando bola pelos moradores de Bebedouro e por muitos que hoje já estão "descansando”.
Um dia, tive o privilégio de conversar com um senhor, que tinha mais de 50 anos de idade. E dele pude obter um pouco mais de conhecimentos sobre os craques da década de 70. Ele me contou, que havia jogado em um time que foi a melhor equipe de Bebedouro. Indaguei ele, e quis me aprofundar na história e perguntei a que time ele estava se  referindo. Ele deu um sorriso suave em seu rosto e meu respondeu orgulhosamente, disse que jogou no VASQUINHO e que era o goleiro da equipe. Nesse momento, dispensou apresentação dele para mim, pois eu sabia que estava diante do goleiro Zé Carlos. Dizem, que ele era um ótimo goleiro, pegava muito! Nossa conversa prosseguiu, e ele me contou um pouco da sua historia e falou também sobre os nossos pioneiros no futebol. Dava para vê no olhar dele, o orgulho em meio a emoção ao falar os nomes de cada amigo que vestiu a camisa do VASQUINHO. A cada nome que ele mencionava, eu ficava surpreso, pois conhecia muitos daqueles senhores, eram pessoas bastantes conhecidas na comunidade. Confesso que eu não conhecia a história deles no futebol, e não tinha na minha imaginação a ideia de vê em um campo de futebol, Doroteu, Zezé Alagoano, Eurico Ferraz, Gildo, Jairo Correa e muitos outros que não tive contato. Eles foram nossos craques do passado e que iniciaram o futebol em Bebedouro. São pessoas muito conhecidas no bairro, de famílias tradicionais e que fizeram esse belo registro na história!
Anos depois, após está mais inteirado com a história do vasquinho, recebi uma notícia muito triste. O ilustre goleiro Zé Carlos que tive o prazer de prosear em vários momentos, havia falecido. Fiquei muito triste, pois era uma pessoa muito boa e que poderia já ser considerado um amigo, tinha grande respeito por ele. Guardo boas lembranças, e fico feliz por ter o conhecido ainda em vida e por compartilhar comigo, um pouco da história de nossos pioneiros no futebol e hoje posso dividir um pouquinho com o caro leitor.
VASQUINHO e seleção de JAIRZINHO, semelhanças em grandezas. Ambos construíram uma linda história no futebol em 1970. A seleção cheia de craques, o Vasquinho também. Times de campeões, que jogavam o futebol com muito amor e que são respeitados até hoje. 
Quem os viram jogar, tem muito orgulham de terem feito parte da história e podem contar a história com mais precisão, pois fazem parte da história! Aos craques da seleção de 70 e do Vasquinho, fica aqui meu muito obrigado, pela bela história construída no futebol e pela grandeza de campeões em fazer do futebol, uma verdadeira arte jogando com muito amor!
E assim termino a minha singela homenagem ao nosso VASQUINHO, ao grande jogador Zezé, a seleção do TRI e ao furacão da copa Jairzinho. Agradeço ao Demir Salles, que junto ao Zezé Alagoano conseguiu essas fotos, que são uma verdadeira relíquia. E deixo também, uma foto do Vasco de Bebedouro, com os craques de hoje. Onde foi montado uma equipe para disputar o campeonato amador da primeira divisão em Linhares, com o nome de Vasco em homenagem ao Vasquinho. Bela homenagem com iniciativa do Demir Sales, Nilson e Romário que prestaram homenagem aos nossos craques do passado. Vale lembrar, que antes do Vasco iniciar no campeonato amador, disputou um campeonato Regional e foi o grande campeão. Na ocasião, os craques do passado Zezé e JotaJota foram homenageados e entregaram os troféus. Foi muito bonito vê a alegria e emoção dos dois, um dia especial para eles!
Aos parentes e amigos desses homens, recebam como muito carinho essa homenagem, pois foi escrita com o coração. Sei que eles merecem muito mais e por sabe tão pouco, resolvi enaltece-los homenageando junto com o craque Jairzinho, o furacão da copa de 70.
Sei que muitos desses homens, que um dia vestiram a camisa do VASQUINHO e deram muitas alegrias ao povo de Bebedouro, não estão mais conosco, mas tenho a certeza que foram recebidos por Deus em um lugar melhor e que descansam em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos do futebol agradece seu comentário!

EM DESTAQUE NO BLOG

É tricampeão! Reds faz 2x0, mas Azulão empata ainda no primeiro tempo e se consagra como tricampeão com vitória de virada por 5x3!

Azulão se consagra como tricampeão 2017,  em 3 anos seguidos! Terminou agora pouco, mais um jogão de bola entre os Amigos do futebol....